Montar uma equipe motivada e alinhada é determinante para o sucesso dos seus negócios.

 

Veja algumas dicas para aprimorar os processos de recrutamento e seleção.

Das incontáveis tarefas que ocupam a mente e a agenda de um empreendedor, talvez poucas sejam mais complicadas do que a formação de uma equipe. Se você tem uma empresa estabelecida, já deve saber que não é nada fácil encontrar o profissional exato, motivado, aquele que se encaixa perfeitamente à sua proposta, e que por isso contribui para uma sinergia muito favorável aos negócios.

 

E se você está começando um empreendimento, também deve ter enfrentado dificuldades na hora de contratar profissionais.

 

De toda forma, não se pode deixar esta questão de lado. É ponto pacífico que processos como recrutamento e seleção para a formação de um bom time são essenciais para que um negócio se mantenha competitivo, operando em alto nível de qualidade.

 

Reunimos algumas dicas sobre recrutamento e seleção que, quando bem aplicadas, podem contribuir para processos muito menos dolorosos e mais efetivos.

 

Primeiro passo: Defina BEM a vaga

 

UM DOS ERROS MAIS COMUNS DE EMPREENDEDORES É SAIR CONTRATANDO SEM CRITÉRIO.

 

Há muitos casos em que empresas não têm clareza sobre as vagas e, por isso, dificilmente atrairão um perfil que contribuirá de fato, portanto, neste momento estude bem a vaga que você vai abrir, especifique bem as funções e as qualidades que ela vai exigir, isso faz toda a diferença.

 

Definiu? Hora do recrutamento (bem) detalhado

Este é o momento de divulgar a vaga, de anunciar ao mundo que sua empresa está em busca de um profissional.

 

Você pode pensar que o recrutamento talvez seja o momento mais tranquilo de uma seleção, afinal, gente querendo trabalhar é o que não falta, mas não é bem assim.

 

O recrutamento requer um bocado da sua atenção, já que aqui você deve ser o mais detalhista possível.

 

Você precisa ser extremamente específico na descrição da vaga, porque só assim conseguirá atrair profissionais que realmente tenham o perfil desejado. Vá fundo na descrição, registre nela todas as características que você espera do candidato, mesmo aquelas que parecem insignificantes. Considere que isto vai reduzir a quantidade de currículos enviados, mas melhora a adequação dos candidatos à vaga.

 

Entrevistas e testes: nada supera a impressão pessoal

 

Neste momento, tenha em mente que, pelo papel, só dá para conhecer as capacidades técnicas dos candidatos e o ideal é que para cada vaga você escolha ao menos três candidatos, a fim de selecionar melhor aquele que fará parte da sua equipe.

 

Eleitos os candidatos, comece a marcar as entrevistas. Nesta primeira fase, recomendamos atividades em grupo. Realize testes como tarefas em equipe que estimulem a interação, para que você avalie o espírito de coletividade do profissional.

Dinâmicas de grupo são um bom exemplo, por meio destas experiências, é possível até identificar quais seriam potenciais líderes. Procure também, ao longo deste processo, ser o mais organizado possível, elabore uma planilha com aquilo que você achar mais relevante acerca de cada candidato – sejam atributos, sejam defeitos – e mantenha-a sempre atualizada.

Achou o profissional certo? Uma última recomendação antes do aperto de mãos

 

Depois de realizadas as dinâmicas e feitas as anotações, é bem provável que você já tenha um escolhido em mente, porém antes de dar a ele a ótima notícia, uma última atividade é altamente recomendada: a entrevista individual. É neste momento de olho no olho que você poderá confirmar as impressões que teve ao longo das etapas anteriores ou mesmo apagá-las, tendo que recomeçar o processo.

 

O mais importante de tudo isso é você saber que não basta contratar alguém que tenha um currículo invejável, mas não tenha um bom comportamento e mais, o ideal é que você contrate alguém que tenha a ver com a sua empresa, que corresponda ao perfil dela.

Você deve focar que sua busca será sempre por pessoas que vão fazer a diferença e que vão crescer mais rápido do que a média dos demais colaboradores, uma vez que foram submetidas a um recrutamento diferente e podemos afirmar que estas pessoas servirão como referência, de forma que a empresa consiga alavancar padrões de toda a equipe. 

 

Em suma, durante todo o processo, você deve ter claras as características de sua equipe, deve conhecer o que elas têm em comum, e como o novo profissional se encaixaria nesta configuração para que a sinergia seja a mais favorável possível. 

 

Empresa pequena que cresce rápido, tem dificuldades para encontrar profissionais

 

Não se aflija: é normal que empresas maiores encontrem mais facilidades na hora de recrutar novos profissionais, por conta de um nome mais difundido e maior capacidade de remuneração, porém, algumas experiências têm se provado extremamente eficientes para ajudar empresas menores a formar uma equipe de elite.

Para isso você conta com todo o know-how e assessoria de nossa empresa;

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

 

Na premissa de conhecer para intervir, oferecemos o diagnóstico para avaliar a situação da organização através da análise crítica das áreas, processos, pessoas e modelo de gestão. Além disso, identificamos os ofensores do negócio e suas potencialidades oferecendo soluções que gerem melhorias na performance organizacional por meio de um projeto de consultoria dentro da realidade da empresa.

BENEFÍCIOS

  • Fornecer diagnóstico de todas as áreas da empresa

  • Avaliar os processos operacionais e propor ajustes ou melhorias

  • Avaliar os processos administrativos financeiros e propor ajustes ou melhorias

  • Avaliar os recursos humanos, o clima e o modelo de gestão da empresa

  • Identificar a satisfação do cliente com o serviço prestado

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

As empresas que conseguem crescer e perpetuar estão sempre identificando oportunidades que aparecem ao longo de sua trajetória. No entanto, pesquisas mostram que o índice de mortalidade das empresas é provocado pela falta de foco e visão de futuro, ou seja, elas não se planejam. O Planejamento Estratégico define o caminho de como conquistar seus objetivos. Esses por sua vez determinam aonde a empresa pretende chegar. No entanto, é necessário que se estabeleça prioridades para se atingir os objetivos e que essas, estejam alinhados com a visão da empresa.

 

 

Trabalhamos com foco no entendimento do negócio, a partir de um diagnóstico empresarial, para em seguida, alinhar a visão dos donos e desenhar a estratégia de como chegar lá. Para que essa estratégia seja definida e sustentada é necessário entender os fatores críticos de sucesso, analisar o mercado, as opções estratégicas, o posicionamento e por fim, a construção do mapa estratégico com indicadores e metas que irão apontar o quão perto ou distante a empresa está da sua Visão. A partir daí, acompanhamos os indicadores, usando a metodologia do BSC (Balanced Scorecard), analisamos os desvios de resultados e propomos ações de melhorias, que são soluções adequadas a realidade do negócio.


Para nós, tão importante quanto a estratégia é a comunicação com toda a comunidade do negócio, pois somente quando sabemos para onde estamos indo, podemos contribuir de forma deliberada com a empresa.

 

BENEFÍCIOS

  • Projetar a organização a longo prazo

  • Fortalecer a identidade corporativa

  • Formular estratégias e objetivos organizacionais

  • Assertividade na tomada de decisão

  • Apontar questões críticas de desempenho

ESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL

Não existe uma forma ideal para as empresas se estruturarem, no entanto, pessoas e processos precisam estar em congruência com o objetivo do negócio para que a empresa seja produtiva. Dessa forma, é imprescindível que as organizações tenham suas estratégias bem definidas para alocar melhor seus recursos, sendo a estrutura organizacional consequência desse agrupamento.

 

 

Em nosso modelo de trabalho, compatibilizamos a estratégia do negócio, a estrutura organizacional e os processos para definir a Arquitetura Organizacional, sendo coerentes com a realidade da empresa e otimizando os recursos através do alinhamento dos processos das áreas, das funções e das atividades para cada cargo. Além de definir competências técnicas e comportamentais para que as pessoas saibam como irão gerar resultados e o quê se espera delas em suas atuações, favorecendo o amadurecimento, clareza e perspectiva de crescimento.

 

BENEFÍCIOS

  • Identificação das tarefas necessárias

  • Informações, recursos, e feedback aos colaboradores

  • Medidas de desempenho compatíveis com os objetivos

ESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA

A estruturação dos custos proporciona às organizações um sistema de informação financeira eficaz, possibilitando análises e projeções que deem suporte à tomada de decisão nos vários níveis da estrutura organizacional, englobando todas as áreas, desde a de negócios, administrativas até as áreas produtivas. 

Quando uma empresa tem um sistema de informação estruturado e adequado à sua realidade operacional, as informações financeiras deixam de ser reativas e passam a fazer parte das projeções e componentes importantes dos cenários e decisões futuras. É sob essa perspectiva de gestão da informação que atuamos nas organizações.

 

 

 

BENEFÍCIOS

  • Dar suporte a área comercial com informações estratégicas

  • Conhecer a liquidez da empresa

  • Conhecer a capacidade financeira

  • Conhecer o ponto de equilíbrio da organização

  • Conhecer a rentabilidade e lucratividade da empresa

  • Controlar e acompanhar resultados

Rua Idomineu Antunes Caldeira, 91 - Portão - Cotia/SP - CEP: 06716-705

Comercial: (11) 4614-2394     Whatsapp (11) 94789-0826
E-mail: comercial@empregacotia.net.br

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now